quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

crónicas da vódrasta

Aos três anos e sessenta e oito dias de vida, o meu pequeno principe é também um pequeno manipulador.
Porta-se terrivelmente mal na escola, e é mau, muito mau para comer.
(exceto cérelac)
Começa sempre por dizer que não gosta, acumula a comida na boca até ficar com as bochechas disformes e a partir daí é uma espiral de asneiras e porcarias, comida por todo o lado menos no estômago.
É exímio em puxar toalhas ou indivíduais e derrubar copos e em rachar pratos de tanto lhes bater com a colher.
É tão mau para comer que, por sugestão da escola (achavam que o inferno era só em casa?), já foi observado por uma psicóloga e por um médico, que não lhe encontraram nada além de teimosia extrema.
A mamã (que é educadora infantil de formação) mandou a pedagogia às urtigas e durante algum tempo a ameaça do "boneco" o vir buscar resultou.
(uma vez viu um daqueles artistas de rua e não gostou nada, teve medo do "boneco")
A mamã anda passada, a comida nem passada vai, mas ele continua a crescer lindo e espertalhão.
Por estes dias viu-me comer um bombom com licor e também quis.
Eu disse-lhe que daqueles bombons não podia comer, mas que lhe dava uma goma.
Ele respondeu-me que não, que não lhe fazem nada mal, que aqueles bombons são deliciosos e até fazem crescer.
Pois sim, é por estas e por outras que a mim só me apetece comê-lo com beijos!



7 comentários :

  1. Eu podia (per-fei-ta-men-te) ter escrito este texto à anos atrás. isso passa (e por incrivel que pareça, deixa saudades) só precisam de paciencia que as avós têm SEMPRE em doses XXL

    ResponderEliminar
  2. Ainda não tenho filhos, mas vejo amigos a passar pelo mesmo.
    Em casa dos meus pais era tudo muito democrático, então tínhamos duas escolhas: ou comíamos ou levávamos uma tareia.
    Comigo foi funcionando. :-)

    ResponderEliminar
  3. Devora-o k beijos enquanto te deixam.... é o k eu faço aos meus !!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Como a compreendo.
    O meu neto( do meio ) fez o mês passado 4 anos é a cópia do seu.
    Se calhar tem uma vantagem , come muito bem sopa (passada) .
    Mas também está fantástico.

    ResponderEliminar
  5. É incrível como eles nos tentam (e conseguem muitas vezes) manipular desde cedo!

    ResponderEliminar
  6. eh eh a minha filha também era terrível para comer!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário ☺