quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

tudo o que eu penso sobre os blogs e nunca disse antes

Num dos vossos comentários à perguntinha de ontem, desafiaram-me a dizer então o que penso eu.
E eu penso que cada blog é uma porta aberta para um mundo, o mundo do autor do blog, e que quando passamos essa porta somos visitas e que, como tal, devemos ter alguma cerimónia e respeito para com quem nos convida a entrar.
Já me tornei seguidora de blogs só por causa de sorteios.
Mas nunca me dei ao trabalho de deixar de ser seguidora.
Porque esse era o cerne da minha questão, se seguir por obrigação é chato, deixar de seguir ainda é mais, dá trabalho, uma maçada.
Isto digo eu que não sou adepta do google reader, gosto de ver tudo bem, não gosto só de ler.
Mas ainda assim, de vez em quando, faço uma limpeza aos links que vou guardando.
Há blogs que sigo porque realmente gosto, há blogs onde de vez em quando vou deixar um comentário por delicadeza e só não visito mais blogs por falta de tempo.
Os blogs para com os quais tenho esse gesto de delicadeza são, por exemplo, blogs de pessoas que participaram n'As Amantes do Verão, no FALL IS 4ALL ou no Jantar de Bloggers 2012.
Em algum ponto do caminho essas pessoas tiveram a delicadeza de aderir a uma iniciativa minha ou na qual estive envolvida e eu gosto de retribuir o gesto.
De alguns dos blogs que vim a conhecer dessa forma gosto, doutros não gosto nem desgosto.
Mas pontualmente vou lá, faço uma visita de cortesia.
E isto não é ser hipócrita, é ser educada e gostar de relações públicas.
Os blogs que mais gosto de visitar são, provavelmente, os de pessoas muito diferentes de mim.
São blogs onde nem sempre compreendo tudo o que escrevem, mas que me fascinam pela diferença, pelas fotos, pelo conceito, pela lição de vida, pela fantasia e pelos sorrisos que me despertam.
Um desses exemplos são os baby blogs.
Não tenho filhos, nunca desejei ter filhos, mas fascinam-me as mamãs da blogosfera porque escrevem bem, com amor e com humor.
Outro desses exemplos são os blogs puramente fashionistas.
Sou viciada em blogs fashionistas, raramente leio duas palavras do que dizem, mas para mim têm o mesmo efeito que ver montras.
E tantas vezes sigo blogs fashionistas que mostram roupas que jamé usaria na vida.
Mas pronto, lá está, gosto da diferença.
Depois há os blogs que são bons, mesmo muito bons, mas que têm muitas letras e dá-me preguiça de os ler.
Admito, sou uma péssima leitora, nunca leio nada com atenção, passo sempre os olhos na diagonal e já está.
Por fim, há os blogs que sigo, dos quais sou visita diária e que comento.
São blogs com os quais criei empatia, blogs que me divertem e com os quais interajo.
Dentro dos blogs de que gosto tenho a curiosidade de ir conhecer os blogs de que eles gostam.
Acima de tudo, tenho o cuidado de me tornar seguidora dos blogs que estão na minha (enorme) lista.
Porque é um gesto simpático e porque gosto que saibam que passo por lá.
Como blogger nem sempre respondo aos comentários, não sinto essa obrigação, e tenho um grave defeito: sou péssima com nomes e a associar o nick ao blog.
Há blogs para quem o número de seguidores é importante para conseguirem ter patrocínios e amostras e convites para eventos e fama.
Há blogs para quem o número de seguidores é importante para terem feedback da qualidade da sua escrita.
Há blogs onde nunca vi publicado nada de jeito e que têm imensos seguidores.
E há blogs como o meu, onde o número de seguidores é meramente circunstancial e não nos serve para nada.
Mas ter um blog popular é bom, é como voltar ao liceu, há a malta que tem muitos amigos e há os outros.
Eu gosto muito do meu blog.
Dedico-lhe bastante tempo e carinho, adoro mudar-lhe o decor (vêm aí novidades!), e se não tivesse seguidores ficava triste.
No entanto, não tenho como objetivo o estrelato.
O meu blog é um bocadinho de mim e secalhar sou bipolar porque tenho a necessidade de ter dois blogs.
E essa é a minha próxima pergunta: vocês acham que o Scarlet World  e o  e s c r i t a c a r m i m  se podiam fundir?

(esta altura do ano deixa-me introspetiva, é o que é)

12 comentários :

  1. hahaha gostei do textio e concordo em muito com isso que disses te =)

    Bjinho

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste post.
    Também gostava que o meu blog fosse popular como no liceu, mas como feedback do que escrevo e publico, não para ter fama, que não tenho tempo para isso.
    Mas adoroo andar a passear pelos blogs e descobrir alguns fantásticos, como este!
    Parabéns e feliz natal.

    Deixo o meu cantinho se quiser espreitar:
    http://diasdamonica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Um grande beijinho, para mim é uma referência.
    Bom Natal.

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso de ler a tua descrição como ves os blogs acima de tudo o respeito que tens pelos autores :)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Não conheço o Escrita Carmim, por isso a essa questão não respondo. Aliás, eu também tenho 2 blogs, o da mãe doida, maluca, que tem a mania que sabe tudo e que tem a mania que não sabe nada. Que gosta de roupa, sapatos, malas, imagens, opinar e falar. Uma versão de tantas "eus" que por aqui pulam.
    Depois tenho o baby bolg, que é o meu blog de amor, de preocupações, de alegrias, de apertos no coração. Tal como a descrição do mesmo diz "ser mãe é ter o coração fora do próprio corpo". É onde escrevo sobre a minha alma, o meu ser, o meu coração, os meus amores maiores.
    A mãe, também mulher, tem tanta coisa a passar-lhe na cabeça, que nem diz a maior parte dos disparates.
    Alguns blogs conheci pelos passatempos, outros sigo por razões várias os que vivem de marcas são bons para a minha veia cusca, superficial e vaidosa, além de me darem a conhecer produtos novos.
    Os blogs que merecem aquele x da página são os arrogantes, que sabem sempre mais e são donos da verdade absoluta. Eu sou dona da minha verdade, mas quem disse que a verdade dos outros não é verdadeira? As pessoas que não se abrem a opiniões respeitáveis e respeitosas deixo de ler/seguir.
    Volta e meia deixo de seguir vários. Volta e meia sigo outros tantos.
    Eu mudo, eu cresço, eu envelheço, eu aprendo. Os meus "eus" mudam e assim também mudam os meus gostos e as minhas empatias blogosféricas.
    Bjs
    Nany

    ResponderEliminar
  6. Comigo é assim: Criei um blog há uns tempos simplesmente pk me apeteceu e como lá tenho na introdução, se tudo o k é gente tem blogue, pk não hei-de ter eu também??? Tenho 4 seguidores, e não estou minímamnet preocupada, pk o ciei p/ lá pôr o k me der na telha, o k me passar pela mona, e se calhar não interessa a mais ninguém senão a mim...Fundir 2 blogs? Acho k não... Cada 1 a seu modo, cada 1 k a sua essência... Upsss... já escrevi demais... Merry Xmas

    ResponderEliminar
  7. Humm espero que gostes do meu cantinho ;) não sei responder a essa pergunta mas posso averiguar ;) **

    ResponderEliminar
  8. Espero não me alargar muito na minha opinião...
    Uma coisa é certa: venho aqui desde as amantes do verão e não me arrependo. Muito pelo contrário! Graças a esse grande evento conheci pessoas lindas (incluisive tu); e por isso só te tenho a agradecer!
    Depois, eu tenho o meu blogue porque, para mim, é QUASE um diário online de quem sou; O próprio nome do meu blogue diz isso mesmo "Esboços de quem sou" porque é quase impossivel de mostrar TUDO o que sou. E nem quero, não é essa a minha intensão. Houve até quem me dissesse que eu falava MUITO da minha vida pessoal e que a inveja dá cabo da nossa vida... FACTO! Mas adoro partilhar o que vivo. Gosto de ser sincera e verdadeira. Tenho pena sim que o que possa partilhar de bom seja um motivo de inveja para muitos, e que o que partilho de menos bom já não interessa... mas como, no fundo, escrevo para MIM não ligo.

    Numero de seguidores??? São deliciosos mas preferia ter quem mostrasse mesmo que adora o meu espaço e deixasse a sua opinião, não apenas um comentário, do que mil seguidores á toa (por obrigação como tu dizes e muito bem) Adoro comentários mas daqueles a sério... não apenas daqueles "olha disse alguma coisa por dizer"... mas nada a fazer.

    (não me queria alargar...sorry)

    Mas adorei esta tua frase:
    Há blogs onde nunca vi publicado nada de jeito e que têm imensos seguidores.
    Esta nunca percebi mas ok....

    Seja como for, adoro o mundo dos blogues e é quase impossivel não vir cá todos os dias. É para mim, mais viciante que o FB ou outra coisa do género. E gostava sim, de ter mais tempo para conhecer mais pessoas por aí e de comentar mais no blogue de outras que adoro. mas vou fazendo o que posso com o tempo que tenho.

    Depois de tanto bla bla bla... GOSTO DE TI!!!

    Beijoca super docinha ****

    ResponderEliminar
  9. Adorei!
    Acho que sim, poderias fundir os dois blogues, és tu em qualquer um deles. =) beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho sempre preguiça quando se trata de comentar... acho que é a afinidade entre mim e os meus seguidores... 'no comments'!


    Why not? 2 em 1!

    ResponderEliminar
  11. Olá.
    Inteiramente de acordo com o que escreveu.
    A escrita carmim, e peço desculpa. fui lá pouquíssimas vezes, até porque não tenho muito tempo para andar de blogue em blogue.
    Já o Miss Scarlet, mesmo que não comente, clico e leio um ou outro post que me chame a atenção.
    Tenho um blog no Sapo, vai para 5 anos, escrevo banalidades, e este aqui, abri-o porque me apeteceu e porque estava de fárias conheci o blogue da Belle du Jour, e fiquei por cá.
    Não dou a menor importância aos seguidores, faço do meu blogue o meu cantinho. Por vezes, até sem saber o que escrever, mas gosto disto.
    Como a Scarlet, adoro blogs de moda, sigo alguns diariamente, e sou fã daqueles que, com humor, contam o seu dia a dia e me fazem perceber que há gente interessante, trabalhadora, simples.
    Também há aqueles que gosto de ler, mas não comento.
    Quanto ao Scarlet+ Carmin, porque não?
    E aqui fica a minha opinião.
    Ah! Parabéns pelos desafios FaLL4ALL que adorei.- As amantes de Verão, li, segui, mas não participei.
    A minha opinião, os desafios levam a desobrir muito em nós, que sentimos que não somos capazes. Por isso, desafie(m)-nos.
    Obrigada por tudo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Querida Scarlet:
    Já recebi os miminhos... tantos e tão lindos! Adorei!!! Obrigada...mesmo...
    Um excelente Natal!!!
    Bjs grandes,
    T*******

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário ☺