sexta-feira, 21 de setembro de 2012

serviço público - a nova ortografia da língua portuguesa

Pois, está bem, eu sei que a maioria jura que nuuunca vai escrever mal de acordo com o novo (des)acordo da língua portuguesa.
Que vos posso dizer?
Também já pensei assim e depois, por motivos profissionais, tive de me conformar.
E a verdade é que primeiro se estranha mas depois se entranha, já dizia o outro.
E para quem quer escrever  mal de acordo com o novo acordo da língua portuguesa mas tem dúvidas (só o outro é que não as tem), fica a minha dica: Portal da Língua Portuguesa.
O Portal da Língua Portuguesa é uma ferramenta online que tem na barra do lado direito o item "Vocabulário de Mudança".
Se carregarem em "Vocabulário de Mudança" aparece um quadrado onde diz "Pesquisa neste dicionário:"... e é isso, pesquisem.
Escrevam a palavra sobre a qual têm dúvidas, por exemplo adopção e a ferramenta mostra a forma de escrita atual.
Vale o que vale, mas acho que é uma grande ajuda.
Pessoalmente a minha regra é seguir a fonia (escrever como digo) e a minha maior dúvida são os hífens.
(ninguém é perfeito!)

{a imagem é das minhas Maria Mariquitas 2012}

6 comentários :

  1. Obrigada!
    Eu sou daquelas que ainda se recusa a escrever mal (para já...).
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada :) é que aqui para os meus lados deve ter muitos erros :)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela dica Scalet. :)
    Eu sou daquelas que ainda resistem a usar o novo acordo, mas tenho noção que mais dia menos dia lá terá de ser.

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu por aqui vou tentando escrever. Não vale a pena ser "velho do restelo"...

    Sigo o mesmo princípio que tu, tenho dúvidas, além dos hífens, dos acentos e palavras aglutinadas... enfim. Costumo ir ao Priberam :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também consulto muito o Priberam, mas já vi que para tirar dúvidas sobre a nova ortografia não é o ideal.
      E fiz uma formação, aliás, organizei uma formação para toda a empresa quando ainda estava a trabalhar... e disseram-me que este link é que era ;)

      Eliminar
  5. Eu por enquanto tb me recuso a escrever assim. Mas quando a minha filha entrar na escola tenho que me dedicar a isso senão coitada da criança. E de mim, que vai pensar que a mãe não sabe escrever...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário ☺