segunda-feira, 14 de março de 2011

Taking them to Bruges

A Maria tem um sonho, estudar em Bruges, na Bélgica, e levar o gato. Para isso decidiu leiloar o recheio da casa num blogue, começando pelos livros e, “qualquer dia”, até o velhinho carro poderá ser licitado.
Uma tarde, Maria estava a fumar um cigarro sentada no sofá, em casa, e decidiu: “Aqui não fico. Dinheiro não tenho. Só tenho as minhas coisas. Então vou vendê-las”.
O “mega dream”, como é carinhosamente apelidado na blogosfera, passa para já por fazer um mestrado em relações internacionais e estudos diplomáticos no Colégio da Europa, em Bruges, uma especialização de um ano com uma propina de 21 mil euros.
Em maio, Maria lançou o blogue http://www.takeustobruges.blogs.sapo.pt/ para leiloar o recheio da casa que levou 15 anos a juntar, com “subsídios de férias e de Natal”.
“Decidi que tinha de começar pelos livros porque era o que me ia custar mais. Tenho uma relação muito pessoal com os livros. Sei quando os comprei, quem mos deu, quando os li, onde estão. Leiloar os livros era uma garantia a mim própria de que não voltaria atrás”, explicou Maria, funcionária pública de 37 anos.
Hoje Maria já conseguiu leiloar perto de 300 peças, principalmente livros, mas também já foram licitadas peças de decoração, calendários ou porta-chaves. Muitos dos objetos foram cedidos por “embaixadores”, leitores assíduos do blogue que decidiram ajudar ao leiloar os seus próprios bens.
Em quase um ano de Take Us To Bruges, nem sempre foi fácil para a Maria e para o seu gato. A mãe da blogger continua a não aceitar a decisão da filha e há quem duvide das “reais motivações” do leilão.
“Na blogosfera dizem que eu quero é fazer implantes mamários e que o Gato é do vizinho”, ri-se Maria.
“Eu costumo dizer que as pessoas não são os bens que têm mas os sonhos que acalentam. Ia custar-me muito chegar ao fim da minha vida e saber que não tinha sequer tentado”, confessou.
O sonho já acompanha Maria desde o início da sua formação, quando iniciou a primeira licenciatura, com 17 anos. Vinte anos, outra licenciatura e duas pós-graduações depois, a blogger continua com o mesmo sonho, que espera realizar em dois anos.
“Já consegui juntar quase 2.000 euros dos quase 40 mil que preciso para as propinas e para a estadia, com o gato, porque ele vem comigo e não permitem animais nas residências”, avançou Maria.
Em dois anos, mesmo em dias de chuva, Maria não vai desistir. Além do recheio da casa, a funcionária pública vai colocar o apartamento à venda e diz, com ironia, que “qualquer dia até o velhinho carro vai a leilão na Internet”.
Mas há uma peça que não vai ser leiloada na blogosfera, o livro “Um Homem não Chora”, de Luís de Stau Monteiro.
A obra vai com a Maria e com o gato para Bruges.

3 comentários :

  1. A nossa querida Maria e o D. Gato, vão realizar o seu sonho :)

    ResponderEliminar
  2. Se depender da nossa força todos juntos... já lá estão!

    ResponderEliminar
  3. “Dá um like”

    Dá lá um like à Maria
    Qu’ela bem o merece
    Ela sonha de noite e dia
    E o sonho não adormece

    Esquece lá os sabonetes
    Que já têm muitos likes
    E vê lá se te comprometes
    Antes que dêem uns vipes

    Maria pede para divulgar
    Este seu sonho imenso
    Assim já estarás a ajudar

    Ajuda que não ficas tenso
    Vais ver até ajuda a relaxar
    Pelo menos é isto que penso.


    http://takeustobruges.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário ☺